Vem Para o Meio

Disse, então, ao homem que tinha a mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio»

(Mc 3,3)

O projeto “Vem para o meio”, promovido pelo Santuário de Fátima, oferece, desde o ano 2006, uma semana de férias a crianças, jovens e adultos com deficiência, que ficam ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores, uma vez que a proposta prevê a possibilidade de os pais/cuidadores das crianças, jovens e adultos acompanharem os filhos.

  • 01 Quando acontece e quanto custa?

    Por norma, existem 5 turnos por ano, desde final de Julho a final de Agosto. O projeto é promovido e oferecido pelo Santuário de Fátima para as crianças, jovens e adultos com deficiência, seus pais/cuidadores e voluntários.

  • A semana de férias decorre, maioritariamente, no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, em Fátima, com diversas atividades onde se vivem bonitos momentos de convívio, divertimento e oração. Existem ainda algumas saídas, entre as quais uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra.

  • Qualquer pai/cuidador pode inscrever o seu filho/a ou pessoa ao cuidado num dos turnos, podendo acompanhar o mesmo.

    Qualquer jovem com mais de 16 anos poderá inscrever-se como voluntário num dos turnos.

    Posteriormente será feita uma seleção, de modo a garantir as melhores condições para todos os participantes, e todos os inscritos receberão uma resposta.

    De momento as inscrições ainda não estão abertas.

  • Estas semanas, ao longo das suas edições, já tocaram a vida de milhares de pessoas, entre crianças e jovens com deficiência, famílias e voluntários.

    Mais do que uma proposta de voluntariado, a semana “Vem para o meio” é uma experiência de entrega, doação e autoimplicação em favor do outro, na qual existe o convite a abandonar centralidade do “eu” para dar protagonismo ao “tu”, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única. Este projeto mostra o lado “pessoa” da pessoa com deficiência, que contrasta com o lado “com deficiência” normalmente visto pela sociedade.

    “A pessoa com deficiência leva-me a conhecer uma parte de mim que de outra maneira nunca conheceria”

Poderá saber mais informações e increver-se aqui:

Saber mais e incrição